Será que cultura é só aquilo que a gente gosta?


01 Aug

O significado da palavra CULTURA e o poder da sua influência

A palavra cultura possui mais de 100 significados. Isso mesmo, 100! 

Por isso eu resolvi fazer este vídeo. Para dar uma atenção especial à sua amplitude. 

Vamos agora conhecer os principais e mais comuns: 

NA AGRICULTURA: É o processo ou efeito de cultivar a terra. 

NA BIOLOGIA: é o cultivo de CÉLULA ou tecido vivo, que contenha nutrientes adequados e em condições propícias à sobrevivência e até mesmo à reprodução. 

NA ANTROPOLOGIA: É o conjunto de padrões de comportamento, crenças; conhecimentos, costumes; que diferenciam um grupo social de outro. É a evolução das tradições e valores intelectuais, morais e espirituais: de um lugar ou período específico. E, é também, o complexo de atividades, instituições, padrões sociais ligados à criação e difusão das BELAS-ARTES, que utilizam de vários tipos de artes, para expressar ideias, pensamentos e sentimentos. Envolvendo ciências humanas e afins. 

Nosso pensamento fica livre pra encaixar os significados. Um dentro do outro e dar sentido e força àquilo que entendemos, e até, ao que NÃO entendemos.  

Toda essa construção é feita por nós. 

A Natureza é extremamente viva, portanto reproduz e reage a tudo que lançamemos à Ela. Seja biológico ou antropológico, bom, ou não tão bom, conforme o nosso julgamento. Tudo o que somos, de forma individual ou em grupo é a soma do que um dia, nosso povo de origem, já foi.  Nossa atitude hoje, vem da forma com que as coisas eram no passado. 

A cultura em seu aspecto social, também trava uma batalha com os hábitos que não devem mais ser repetidos. E que, sem o nosso acompanhamento, sem a nossa disposição para entender os seus porquês, não teremos ferramentas para repará-los. Então continuaremos numa eterna repetição. Você já tem consciência de que muitas coisas do passado não fazem mais sentido, que já não cabem mais no presente e tampouco no futuro, e, simplismente continua a fazer. 

Por quê? 

É uma longa construção, não estou aqui pra dizer o que se deve ou não ser feito.  MAS o que tiver de ser feito, só poderá ser feito por nós. Por TODOS nós! Somos um produto do nosso meio. Um resultado. Tantas vezes, reféns do “sempre foi assim”, mesmo quando sabíamos qual o caminho certo a seguir.  

Uma nova perspectiva, faz de tudo, uma grande cultura… Várias dentro de uma e uma dentro de várias. 



  #oqueécultura #definição #desenvolvimento 

16Aug
Comentários
* O e-mail não será publicado no site.