Relações Humanas X Tecnologia: Se escreve junto ou separado?


09 May

 

Você já teve a impressão de que antes as pessoas eram mais inteligentes? Que liam mais, interpretavam textos e se preocupavam com uma boa escrita?  Não me arrisco dizer quando foi que isso saiu de moda. Mas ok, os meus textos também não possuem a melhor performance gramatical.  

Vamos dar um pulo no passado, para maior profundidade: As Pirâmides do Egito, por exemplo, numa época em que não havia tecnologia, comparada as de agora. Até hoje, não fizemos algo que compare sua grandiosidade, embora tenhamos incomparáveis recursos superiores. 

Claro que não há tal necessidade, em qualquer lugar do mundo, de uma nova pirâmide. Mas tenho por mim, que algo que estaria acima deste feito, deveria ser com um objetivo máximo em comum, que realmente demonstrasse a nossa evolução, como humanidade.  

A tecnologia transcende espaço e tempo. Isso deveria acontecer justamente para sobrar tempo para convivermos com qualidade, com outros humanos e com a natureza. Porém a agilidade que ela nos proporcionou, dominou a nossa mente, em formato de pressa, passamos a competir com os robôs e ninguém tem mais tempo pra ninguém. 

Se não sentirmos a conexão humana verdadeira, deixaremos cada vez mais de conhecer as necessidades vitais de nossos semelhantes, inclusive a nossa!!!  

Seria essa, a causa da depressão? A desconexão com o próximo e com o nosso íntimo?  

A falta de coragem em enfrentarmos o que sentimos, para não demonstrar fraqueza, não é de certa forma, o combustível para a infelicidade pessoal e social?  

Não ouso responder, mas continuo a perguntar: 

O que o momento presente, tem exigido de você, além da preocupação com os boletos? Além de individual, essa resposta é profunda demais.  

Existe uma tecnologia inserida na sua mente, original e de fábrica, (existem várias, aliás), mas esta é muito preciosa: A capacidade de transcender o seu próprio olhar, sobre algo que você já concluiu. E você nem precisa de novas informações para fazer isso. Colocar novos pensamentos e sentimentos, segundos antes de “reolhar”: empatia (tá na moda e é ótimo), compaixão (estamos tentando há pelo menos dois mil anos), humildade, vontade, perdão... É só escolher, você tem todos eles com você. 

Ah se eu tivesse um poder, para fazer algo histórico, na proporção das pirâmides, seria para acabar com a fome no mundo. Fome de informação coerente, fome de educação básica de qualidade, fome física para a prevalência da dignidade e sobretudo a transcender o conhecimento para a auto sustentabilidade. Mesmo que isso levasse gerações para acontecer.  

Há quem diga que eu não tenho ambições na vida, já cheguei a acreditar nisso. Agora acredito em mim. 

Alguém aí, com disposição para criar esta tecnologia?  

To aqui Bill Gates, fala comigo, querido!  


Juliane Maia 

 

 

16Aug
Comentários
* O e-mail não será publicado no site.